--> Morte de Ayrton Senna completa 25 anos nesta quarta-feira | Super Motors

Morte de Ayrton Senna completa 25 anos nesta quarta-feira

Há 25 anos, numa manhã de domingo, o Brasil perdeu um de seus maiores ídolos do esporte. Ayrton Senna, então com 34 anos, morreu ao bater s...

Há 25 anos, numa manhã de domingo, o Brasil perdeu um de seus maiores ídolos do esporte. Ayrton Senna, então com 34 anos, morreu ao bater sua Williams numa curva do circuito de San Marino. 


O acidente, até hoje controverso sobre a combinação de fatores que ocasionou a saída de pista do carro na Tamburello, deixou milhões de torcedores órfãos de um esportista que era mais do que tricampeão de Fórmula-1. 

Era um exemplo de patriota, de piloto que lutava por sua categoria. E que não conseguiu ver a F-1 evoluir em segurança, tema pelo qual comprou brigas na carreira. Foi sua morte prematura que mobilizou dirigentes a reformularem regras, priorizando a vida dos pilotos.

Senna corria pela Williams na época de sua morte
Algumas modificações haviam sido solicitadas pelo brasileiro no final de semana trágico em Ímola. No sábado, o austríaco Roland Ratzemberger morreu vítima de acidente. No dia anterior, Rubens Barrichello voou numa curva e escapou por sorte. Diante disso, Senna pediu para a prova ser suspensa. Não foi atendido, mesmo com ambiente de luto e apreensão.

Estátua em homenagem a Senna (Foto: Reprodução)
Desde a morte do ídolo brasileiro, foram mais de 20 alterações no circo da F-1, seja no carros, nas pistas e ou nas regras. Entre as principais: cabos impedem que as rodas possam atingir o piloto em caso de batida, os carros ganharam mais proteção lateral, a estrutura da célula de sobrevivência ganhou o halo, que serve de escudo para a cabeça dos pilotos. Os capacetes são sujeitos a testes para garantir que eles podem resistir a impactos fortes.

Em relação às pistas, muitas curvas perigosas foram redesenhadas, inclusive a Tamburello. Além disso, foi criado o Instituto de Segurança da Federação Internacional de Automobilismo, órgão pensado para implementar medidas de segurança na categoria. Desde 1994, apenas o francês Jules Bianchi morreu devido a um acidente no GP do Japão de 2014: bateu num guindaste à beira da pista.

O ex-piloto Luciano Burti, que sofreu um grave acidente no GP da Bélgica, em 2001, deu depoimento emocionado terça-feira (30) na TV Globo:

— Eu não lembro de nada. Só sei que bati no muro a 270 km/h. Se não fosse o acidente do Ayrton, eu não teria sobrevivido. Após a morte dele, a segurança da Fórmula 1 melhorou muito, dos carros, das pistas, dos equipamentos.

Por que Senna morreu?

Pela versão mais conhecida, a Williams perdeu aderência na pista segundos antes do choque, na sétima volta do GP de San Marino, ao raspar o chassi no asfalto. Nesta hora, a barra da direção teria se rompido, fazendo com que o piloto perdesse o controle.

A equipe havia feito uma emenda para aumentar a estrutura em 1,8 centímetro, a pedido de Senna. A ruptura teria ocorrido justamente nesta parte modificada. Jamais houve definição sobre quando houve esta ruptura: se antes do acidente ou em função da batida.

Fato é que, ao sair da trajetória da curva Tamburello, Ayrton Senna estava a 307 km/h. Ao frear, baixou para 220km/h até bater no muro num ângulo de 22º, o que é considerado algo relativamente seguro. A fatalidade começou no fato de o cockpit ter se arrastado pela mureta.



A roda dianteira direita ficou presa entre a proteção e o carro e foi arrancada do chassi junto com um braço da suspensão. Foi esse destroço que atingiu o capacete de Senna, na junção com a viseira, afundando parte de seu crânio. Segundo o médico italiano Giovani Gordini, que resgatou o piloto, nada podia ser feito. Senna morreu na pista, às 9h13min (horário de Brasília).

A carreira

Idade 34 anos, Senna morreu no auge da carreira. O piloto disputou 161 GPs e correu pelas equipes Toleman, Lotus, McLaren e Williams. O brasileiro também contabiliza 41 vitórias, 80 pódios e 65 pole positions, além de ter vencido os mundiais de 1988, 1990 e 1991. ( As informações são da Folhapress )




COMMENTS

Nome

Ao Vivo,1,Automobilismo,16,Classic Cup,1,Copa Truck,1,Endurance Brasil,2,Interlagos,1,Marcas e Pilotos,1,MB Challenge,4,Noticias,7,Porsche Endurance,1,Stock Car,6,Super Bike,1,Toyota,1,Últimas noticias,1,
ltr
item
Super Motors: Morte de Ayrton Senna completa 25 anos nesta quarta-feira
Morte de Ayrton Senna completa 25 anos nesta quarta-feira
https://2.bp.blogspot.com/-bmOk67wMo_s/XMmY_t_CtBI/AAAAAAAAPnY/v3QkNW5VTpUYhFuLpvp3FrgjWRrrDKr_wCLcBGAs/s1600/25228789.jpg
https://2.bp.blogspot.com/-bmOk67wMo_s/XMmY_t_CtBI/AAAAAAAAPnY/v3QkNW5VTpUYhFuLpvp3FrgjWRrrDKr_wCLcBGAs/s72-c/25228789.jpg
Super Motors
http://supermotorson.minasemfoco.com.br/2019/05/morte-de-ayrton-senna-completa-25-anos.html
http://supermotorson.minasemfoco.com.br/
http://supermotorson.minasemfoco.com.br/
http://supermotorson.minasemfoco.com.br/2019/05/morte-de-ayrton-senna-completa-25-anos.html
true
1649929719739632197
UTF-8
Loaded All Posts Not found any posts Destaque Leia mais... Reply Cancel reply Delete By Home PAGES POSTS View All RECOMMENDED FOR YOU LABEL ARCHIVE SEARCH ALL POSTS Not found any post match with your request Back Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share. STEP 2: Click the link you shared to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy