Principais competições de automobilismo internacional



Automobilismo de fãs para fãs
Você não pode correr por ai feito um louco, já que isso não é seguro para seu veículo, você e para as demais pessoas nas ruas. Por isso o automobilismo está ai para fazer a alegria dos fãs de velocidade e carros.
Formula 1
Fórmula 1, por exemplo, já começou e promete novidades em todos seus quadros. Não é de se espantar, portanto, que a competição seja reconhecida mundialmente e seus lucros sejam exorbitantes. Mas ela não é a única competição de automobilismo que existe. Veja outras categorias interessantes para serem acompanhadas.
A categoria é a mais nova organizada pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo), e conta com carros movidos exclusivamente a energia elétrica. A primeira temporada começou em 2014, contando com 10 equipes, e terminará em junho de 2015.
A corrida ocorre em circuitos de rua, com 2,5 a 3 quilômetros de extensão, com os carros correndo em uma velocidade máxima de 220 km/h.

Fórmula Indy

Fórmula Indy
Fórmula Indy é, para o senso comum, muito semelhante à Fórmula 1. Uma das principais diferenças é que a primeira costuma ocorrer, em boa parte, nas pistas ovais, o que faz com que os carros utilizados na competição sejam mais pesados e robustos, pois não possuem área de escape em casos de batidas.
Aliás, os carros são outro diferencial em relação à Fórmula 1. Além de serem mais robustos, todos os carros da Fórmula Indy são iguais, e fornecidos por uma mesma empresa. Às equipes cabe somente fazer pequenos ajustes aerodinâmicos, diferente da F1 em que cada equipe é responsável 100% pela construção de seus carros.

Fórmula Truck

Fórmula Truck
A categoria de corrida de caminhões surgiu no final dos anos 80, com o nome de I Copa Brasil de Caminhões. Desde então os números de competidores e fãs da modalidade crescem exponencialmente, ano após ano.
Fórmula Truck é composta por caminhões totalmente preparados para corrida, totalizando 6 marcas competidoras, com 24 pilotos e 14 equipes participantes. O número de voltas varia entre 30 e 35, dependendo da extensão da pista onde está ocorrendo a prova e das condições do autódromo.
Mas não pense que a modalidade tem corridas lentas por ser composta por caminhões: os veículos podem passar dos 200 km/h em determinados trechos. No entanto, para garantia de segurança, há um controle de velocidade em um ponto da pista. O limite? 160 km/h. Veloz, não?

Nascar

Nascar
Conhecida principalmente por suas provas em circuitos ovais e de longa duração, a NASCAR é na verdade o nome da associação automobilística que controla campeonatos de stock car no país. A modalidade de stock car começou há muito tempo, especificamente na década de 20, na cidade de Daytona Beach, Estados Unidos. Consistiam de carros de passeio normais, sem modificações para corridas.
A associação foi criada oficialmente em 1948, com o propósito de padronizar as regras da competição e buscando seu crescimento. Desde então a associação conta com diversas categorias, tendo como principal e mais conhecida a Sprint Cup, que abriga provas tradicionais como a Daytona 500, principal prova da categoria e uma das mais longas (500 milhas), perdendo para a Coca-Cola 600 (600 milhas realizadas no Lowe’s Motor Speedway).

Dakar Rally

Dakar Rally
Considerada a prova mais dura de Off-Road do mundo, o Dakar Rally ocorre anualmente na América do Sul, começando sempre na primeira semana do ano. As categorias da competição são compostas por automóveis, motos, caminhões e quadriciclos.
Anteriormente era conhecida como Rali Paris-Dakar, justamente por ocorrer entre as duas cidades. A prova contemplava, entre diversos desafios, a passagem dos competidores pelo Deserto do Saara.
Realizada na América do Sul desde 2008 por diversos fatores, a prova faz o percurso através de terrenos variados entre Peru, Chile e Argentina.

24 Horas de Le Mans

24 Horas de Le Mans
As 24 Horas de Le Mans é uma das mais tradicionais provas automobilísticas do mundo, e é considerada como a maior corrida do planeta. É uma competição de resistência que acontece em um trecho com mais de 13 mil metros, grande parte composto por estradas.
A prova é considerada como um grande laboratório de testes, onde as montadoras podem comprovar quanto seus carros podem ser rápidos e resistentes. Ela é dividida em Protótipos, onde estão os carros mais velozes e experimentais, que passam ali por testes em todos os componentes, desde motores até pneus, casco e dispositivos de controle; E a categoria de Gran Turismo, composta por veículos esportivos.
A corrida acaba somente quando o primeiro carro cruzar a linha de chegada, após decorridos pelo menos 24 horas de prova.

WTCC

 Mundial de Carros de Turismo
Campeonato Mundial de Carros de Turismo (em inglês World Touring Car Championship) é um campeonato internacional de carros de turismo, organizado pela Federação Internacional de Automobilismo.
O conceito de turismo (conhecido também como Gran Turismo ou GT) diz respeito aos carros que mesclam luxo e alto desempenho, com projeto para ser dirigido por longas distâncias. Diferente dos esportivos mais comuns, os carros de Gran Turismo são mais largos, pesados e oferecem ênfase no conforto em relação ao desempenho.
A disputa acontece em grandes circuitos e tem participação de grandes fabricantes de carros como BMW e Chevrolet. É considerado como o terceiro maior campeonato organizado pela FIA, ficando atrás apenas da Fórmula 1 e do Campeonato Mundial de Rali.

Postar um comentário

0 Comentários